Mesmo tendo sido lançada em 2016, por meio do Estatuto da Juventude, somente na última semana, a prefeitura de Juatuba resolveu incentivar a inscrição de jovens no programa Identidade Jovem, que é feito através do aplicativo ID Jovem. A inscrição no app gera um documento que facilita que jovens de 15 a 29 anos de idade, com renda familiar de até dois salários mínimos, paguem meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos ou usem o transporte coletivo interestadual gratuitamente ou com descontos. Os detentores de uma ID Jovem válida também têm direito à isenção da taxa de emissão da carteira estudantil. 6d685s
Para ter o ao programa, os jovens precisam ser considerados pelo programa na modalidade de baixa renda, recebendo na família até dois salários mínimos mensais e ter idade entre 15 e 29 anos. É necessário também que o jovem esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com o cadastro atualizado nos últimos 24 meses. Não é necessário estar estudando.
O jovem deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) para se cadastrar no Programa Identidade Jovem (ID Jovem) ou atualizar os seus dados. O Cras poderá solicitar comprovantes de renda e domicílio e documentos oficiais. Para saber a relação de todos os documentos necessários, entre em contato com o Cras de referência da sua localidade. Após a atualização da base de dados do programa, o jovem poderá emitir o documento da ID Jovem por meio do site ou do aplicativo. Para gerar a Identidade Jovem basta preencher, pelo aplicativo ID Jovem ou pelo endereço idjovem.juventude.gov.br, o número de identificação social (NIS), nome completo, data de nascimento e nome da mãe.