Letícia Silva é convocada para a Seleção Brasileira e disputará os Jogos Pan-Americanos Júnior 5i6c3y

0
23

A atleta juatubense Letícia Silva, de 21 anos, foi oficialmente convocada esta semana para integrar a Seleção Brasileira de Natação, que disputará os Jogos Pan-Americanos Júnior 2025, em Assunção, no Paraguai. A competição, que ocorrerá de 9 a 23 de agosto, é organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro e serve como classificatória para os Jogos Pan-Americanos absolutos, que reúnem os principais nomes do esporte no continente. 2l5r3k

Letícia, que integra há cinco anos a equipe do Sport Club Corinthians Paulista, foi a única atleta do clube convocada para a seleção nesta edição. “Estou muito animada. Essa convocação tem um peso maior porque é organizada pelo COB, o mesmo das Olimpíadas. É um o muito importante na minha carreira”, comemora.

Apesar da empolgação, a atleta revela que a convocação já fazia parte dos seus planos desde o final do ano ado. “Quando renovei meu contrato com o Corinthians no fim de 2024, esse foi um dos objetivos traçados com a comissão técnica. Eu terminei o ano bem classificada no ranking nacional e sabia que teria chance. A confirmação veio após minha participação no Troféu Maria Lenk, que foi a seletiva oficial e aconteceu no final de abril, no Rio de Janeiro”, explica.

Letícia disputará duas provas nos Jogos Pan-Americanos Júnior: 400 metros medley e 800 metros livre. Ambas exigem alto nível técnico e preparo físico, e a atleta está determinada a conquistar uma medalha. “Quero representar o Brasil e Juatuba da melhor forma possível. Tenho chances reais de pódio no 400 medley e vou dar meu máximo para isso. Além disso, quero melhorar meus tempos pessoais e alcançar marcas que venho buscando há algum tempo”, afirma.

Apoio e determinação

A atleta destaca que o apoio da família foi fundamental em sua trajetória até aqui. Natural de Juatuba, Letícia se mudou para São Paulo para treinar em alto rendimento. “Minha família tem se sacrificado muito desde que fui para São Paulo. Meus pais abrem mão de muitas coisas para me dar estrutura. Minha mãe, sempre que pode, está presente nas competições. É muito gratificante poder retribuir com resultados e, agora, com essa convocação”, conta emocionada.

Letícia também compartilhou a sensação de integrar uma seleção composta por atletas de altíssimo nível. “Quando vi a lista de convocados, percebi que todos os nomes são fortíssimos. Me senti muito grata por estar entre eles”, revela.

A nadadora encerrou recentemente sua participação no Campeonato Brasileiro de Categoria e está, por enquanto, aproveitando alguns dias de descanso em Belo Horizonte, ao lado da família. “Essa semana estou de férias, mas já na próxima segunda-feira volto para São Paulo. A preparação para os Jogos Pan-Americanos será intensa. Serão dois meses de foco total nas minhas provas”, afirma.

O planejamento prevê uma rotina de treinos rigorosa, com foco específico nas provas que disputará no Pan. Letícia destaca que a estrutura oferecida pelo COB para a delegação promete ser uma experiência inédita. “Como é o COB que está levando a seleção, acredito que vamos ter uma estrutura diferenciada, parecida com a que os atletas encontram em Jogos Olímpicos. Vai ser incrível competir em um ambiente assim”, diz.

A convocação para os Jogos Pan-Americanos Júnior exigiu dos atletas que estivessem entre os dois primeiros do ranking nacional, na categoria até 23 anos. Letícia conquistou a vaga ao terminar entre as duas melhores do Brasil nas provas de 400 medley e 800 livre.

“Essa competição tem um valor enorme. Além de ser uma vitrine internacional, ela é a porta de entrada para os Jogos Pan-Americanos absolutos. Estar aqui, representando o Brasil, Juatuba e o Corinthians, é motivo de muito orgulho. Vou dar o meu melhor para honrar essa oportunidade e, se Deus quiser, trazer uma medalha para casa”, finaliza.